3. Inscrições

           Estudantes e/ou profissionais interessados em participar da 5ª FECITEC do Campus UFV Florestal, principalmente os do ensino fundamental, médio e técnico, deverão submeter seu trabalho à avaliação pela Comissão Avaliadora da FECITEC do Campus UFV Florestal, por meio do envio do resumo/trabalho.

DOS TRABALHOS

Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por equipe constituída por estudantes da Educação Básica, Ensino Técnico ou Superior do município de Florestal ou qualquer outro município do Brasil. É facultada a participação de professores orientadores nas equipes.

Formato dos Trabalhos

Os trabalhos deverão ser apresentados no formato de mostra, que consiste na instalação de banners, cartazes, maquetes, pequenos experimentos didáticos, protótipos, resultados de trabalhos investigativos, entre outros a critério da equipe.

Os trabalhos deverão ser apresentados de forma dinâmica, lúdica, interativa e acessível ao público, sendo permitido o uso de materiais diversos para serem demonstrados, manuseados, interpretados ou discutidos com os visitantes.

            A organização do evento disponibilizará para cada equipe um estande no tamanho de 4 m² (quatro metros quadrados) ou 2 m por 2 m, paredes em divisórias, com fundo e laterais fechados, duas cadeiras, uma bancada (80 cm de altura, 50 cm de largura para 100 cm de comprimento) e um ponto de energia (110V).

  

DA INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

Estudantes e/ou profissionais interessados em participar da 5ª FECITEC do Campus UFV Florestal, principalmente os do ensino fundamental, médio e técnico, deverão submeter resumo de seu trabalho para avaliação da Comissão Avaliadora da FECITEC do Campus UFV Florestal.

As inscrições serão realizadas diretamente em um formulário online na página do evento inscricaofecitec.caf.ufv.br, no período de 03/09 a 28/09/2018. O trabalho deve ser cadastrado uma única vez pelo primeiro autor. Após a conclusão da submissão não será possível alterar a proposta enviada.

Os trabalhos devem ser inscritos em uma das seguintes categorias:

  1. Ensino Fundamental;
  2. Ensino Médio e/ou Técnico;

Os trabalhos devem se enquadrar em uma das Áreas:

  1. Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  2. Ciências Humanas e suas tecnologias;
  3. Matemática e suas tecnologias;
  4. Linguagens e suas tecnologias;
  5. Área multidisciplinar (que compreenderá trabalhos que envolvam duas ou mais áreas de conhecimento).

Formato do Resumo

Os resumos submetidos deverão seguir as seguintes normas:

  1. TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apresentando a primeira letra em maiúscula e, nomes científicos e de elementos químicos conforme normas próprias. O título do trabalho necessariamente deve ser exposto no estande, no dia da apresentação
  2. Área e Subárea conforme disposto no Anexo I.
  3. PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível fundamental ou médio/técnico ou superior. Cada estudante poderá submeter apenas 1 (um) trabalho como primeiro autor.
  4. SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a) do trabalho, que poderá ser docente da Educação Básica na rede pública ou particular, docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) ou docente do Ensino Superior. Se for o caso, os nomes dos demais autores do trabalho deverão ser colocados após o nome do segundo autor, sendo o número máximo de membros de cada equipe de trabalho limitada a dezoito (18) pessoas, que devem se distribuir da seguinte maneira: no máximo quinze (15) estudantes, um (1) orientador e dois (2) coorientadores.
  5. RESUMO deverá ser redigido de maneira clara e objetiva em língua portuguesa, em um único parágrafo com espaçamento entre linhas simples. São itens obrigatórios: a) Introdução; Objetivo(s); Metodologia (material e métodos); Resultado(s) obtido(s) (ou resultados esperados) e Conclusão(ões). b) Introdução; Objetivo(s); Desenvolvimento e Conclusão. Deverá conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluídos o título e o nome dos autores. Não poderão ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.

 

Informações Importantes

  • Após o preenchimento da ficha de inscrição, o autor deverá conferir todos os dados antes do lançamento definitivo, pois não será permitido realizar modificações após o término do prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido a partir das informações inseridas no sistema de inscrição.
  • A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • A Comissão Organizadora desta Feira enviará uma lista com os melhores trabalhos aos editores de dez revistas publicadas pela UFV. Desde que estejam dentro do escopo, interesse e disponibilidade da revista, o editor entrará em contato via e-mail com o(a) primeiro(a) autor e orientador(a) do trabalho.
  • Poderão ser submetidos trabalhos em andamento ou concluídos.
  • Se aprovados com correções, a Comissão Avaliadora entrará em contato com os autores do trabalho via e-mail, sendo estabelecido um prazo para que sejam realizadas as adequações necessárias .
  • Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Universidade. Se houver dúvidas quanto à atividade a ser desenvolvida, a Comissão Organizadora desta Feria poderá ser consultada.
  • Fica proibida, salvo se aprovado previamente pela Comissão Organizadora, a exposição de: organismos vivos; espécimes (ou partes) dissecadas; animais vertebrados ou invertebrados; órgãos ou membros de animais/humanos ou fluídos (sangue, urina, etc.); substâncias tóxicas ou de uso controlado; colocação em marcha de motores ou similares; materiais cortantes (seringas, agulhas, vidros ou outros materiais que possam provocar ferimentos); aparelhos de áudio que não façam parte do projeto; quaisquer sistemas que produzam som maior do que 80 dB; sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do projeto; sistemas que possam consumir mais do que 1 quilowatt de energia elétrica por hora.

 

Trabalhos Indicados pelas Superintendências de Ensino

Conforme parceria firmada entre o Campus UFV Florestal e a Diretoria do Ensino Médio da SEE/MG, as SREs de Pará de Minas e a Metropolitana B irão indicar até 55 trabalhos para serem apresentados na 5ª FECITEC/UFV. Estes deverão ser enviados, até o dia 20/09/2018 em lista individualizada por SRE/SEE contendo o resumo dos trabalhos, conforme item 3 do presente Edital.

Endereço

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – Campus Florestal

Comissão Organizadora da FECITEC/UFV

Rodovia LMG 818, Km6 – s/n - Campus Universitário

Florestal – MG – CEP:35690-000

Email: fecitec.ufvflorestal@gmail.com

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress