6. Florestal

Florestal é uma tranquila cidade, situada na Região Metalúrgica do Estado de Minas Gerais, e no perímetro considerado “Cinturão Verde”. Faz parte da Associação dos Municípios do Centro Oeste Mineiro – AMECO, formada por 17 cidades vizinhas. Possui localização privilegiada: é próxima à rodovia BR 381 (que liga São Paulo a Belo Horizonte) e a importantes cidades mineiras, dentre elas Belo Horizonte (60 km), Betim e Contagem (30 km), além de Juatuba, Mateus leme, Pará de Minas, Divinópolis e Itaúna.

Recebeu, inicialmente, o nome de Guarda-Mor Salles, em homenagem ao primeiro morador e fundador que, em 1845, chegou às terras inexploradas, localizadas à esquerda do Rio Paraopeba. Somente em 1911 é que o povoado de Guarda-Mor Salles foi elevado a Distrito e então passou a se chamar “Florestal”, devido à existência de grandes florestas na região.

Florestal possui 11 povoados ou distritos: Cachoeira de Almas, Camarões, Gameleira, Marinheiro, Tapera, Ribeirão das Lajes, Natividade, Mata, Fazenda Velha, Facão e Ribeirão do Ouro, todos com a agricultura e a pecuária como principal atividade econômica. Conforme o último censo do IBGE, o município abriga pouco mais de 6,6 mil habitantes em seus 194 km2.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus UFV- Florestal

Diretoria de Extensão e Cultura – DXT
Rodovia LMG-818 – Km 6  – Florestal – MG
CEP: 35.690-000

 

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress