4. A Universidade

A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária – ESAV, criada pelo Decreto 6.053, de 30 de março de 1922, do Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes.

A ESAV foi inaugurada em 28 de agosto de 1926 por seu idealizador, Arthur Bernardes, já como Presidente da República. Em 1927, foram iniciadas as atividades didáticas, com a implantação do Curso Fundamental e do Curso Médio. No ano seguinte, o Curso Superior de Agricultura também foi estabelecido e, em 1932, o Curso Superior de Veterinária. Arthur Bernardes, então, convidou o Professor Peter Henry Rolfs para organizar e dirigir a ESAV. O Governo do Estado a transformou em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais – UREMG em 1948. A nova Universidade era organizada em Escola Superior de Agricultura, Escola Superior de Veterinária, Escola Superior de Ciências Domésticas, Escola de Especialização (Pós-Graduação), Serviço de Experimentação e Pesquisa e Serviço de Extensão. Graças a sua sólida base e a seu bem estruturado desenvolvimento, a Universidade adquiriu renome em todo o País, o que motivou o Governo Federal a federalizá-la, em 15 de julho de 1969, com o nome de Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A UFV vem acumulando, desde sua fundação, larga experiência e tradição em Ensino, Pesquisa e Extensão, que formam a base de sua filosofia de trabalho. O objetivo da Extensão é, por meio de programas, projetos e eventos, ampliar e aprofundar as relações entre a UFV e a sociedade, propondo alternativas de transformação da realidade, e contribuindo para a construção e o fortalecimento da cidadania.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa  – Campus UFV- Florestal

Diretoria de Extensão e Cultura – DXT
Rodovia LMG-818 – Km 6  – Florestal – MG
CEP: 35.690-000

 

 

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress